As nozes são as aliadas de um coração saudável

Seus efeitos positivos se devem, fundamentalmente, aos seus altos níveis de ácidos graxos Ômega-3, que protegem o coração.
Para levar a cabo este estudo, selecionaram-se grupos de pessoas bem diferenciados, a fim de que os resultados não intervir outros fatores, como a raça, local de nascimento, ou o estilo de vida. Assim, pois, escolheu a 71.764 pessoas de raça branca e negra, moradores do sul dos Estados Unidos, e com rendimentos baixos e um grupo de 134.265 pessoas de raça asiática residentes em Xangai (China).
Os resultados mostraram que todos os grupos étnicos, e tanto em homens como em mulheres, melhoraram sua saúde cardiovascular se consumiam diariamente amendoins ou nozes em estado cru (não fritos ou salgados).
Concretamente, no caso dos americanos, observou-se que 21% menos de risco de mortalidade total e de doença cardíaca em relação aos que não consumiram nozes ou amendoim diariamente. Entre a população asiática, o risco foi reduzido em 17%. Conforme apontam os autores do estudo:
A consistência dos resultados entre as diferentes coortes, e com estudos prévios que foram realizados em populações de renda mais altos, aumenta nossa confiança nos efeitos benéficos dos frutos secos. Assim, encontramos provas consistentes de que o alto consumo de amendoim foi associado com um menor risco de mortalidade total e mortalidade por ECV (doenças cardiovasculares ou do coração).
Quando comer frutos secos
Os melhores momentos para tomar um punhado de amendoins ou nozes são o pequeno-almoço ou lanche, mas também há receitas para o almoço, onde podemos adicionar alguns, como nas saladas. No entanto, não há que propasarse com as medidas: um excesso de frutos secos constituem muitas calorias.
Assim, o ideal é um punhado ao dia. De acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Maastricht (Holanda), ingerir dez gramas de amendoim ou nozes cada dia pode nos fazer viver mais tempo, pois nos ajuda a combater doenças respiratórias, neurodegenerativas e cardiovasculares. Mas esses efeitos benéficos não se observam se o que se consome é creme de amendoim, e consumir mais quantidade não gera maiores lucros, e sim mais calorias.
Outras fontes de Omega-3
Os ácidos gordos omega 3 são ácidos graxos poliinsaturados essenciais que também podem ser encontrados em alguns peixes, principalmente salmão e sardinhas. Cinco sardinhas ou um filé de salmão trazem dois gramas de ácidos graxos ômega 3, quantidade diária recomendada pelos nutricionistas.
De acordo com Carmen Gómez Candela, a chefe da unidade de nutrição Da Paz:
Portugal tem a segunda ingestão de peixe mais alta do mundo, depois do Japão. Entre disso, o azeite de oliva e o que resta de dieta mediterrânea, por aí nós não temos um problema tão grave como em outros países.