Como estimular a sensação de saciedade naturalmente?

Há quem tenha dificuldade de controlar a fome e saciedade, ficando com vontade de comer fora dos horários tradicionais das refeições principais.

O grande problema disso é que pode levar ao ganho de peso e desenvolvimento de doenças como a obesidade. O que muitos não sabem é que existem formas de estimular a sensação de saciedade naturalmente.

Aqui, indicamos como isso é possível. Continue a leitura, confira todas as dicas e aproveite para colocá-las em prática, aumentando sua saciedade no dia a dia.

 

Alimente-se melhor

Muitas vezes, o problema de falta de controle da fome e da saciedade tem a ver com uma alimentação inadequada, com itens que não satisfazem o apetite completamente. Para evitar isso, passe a consumir mais:

 

Proteína

Carnes em geral são ricas em proteína e devem compor suas refeições. Caso seja vegetariano, há boas alternativas como os ovos, leites e seus derivados.

Veganos encontram boas doses de proteína em leguminosas (feijão, grão de bico e lentilha) e oleaginosas (amêndoas, castanhas e nozes, por exemplo).

A proteína dá sensação de saciedade porque estimula a produção de hormônios que controlam a fome. Além disso, aumenta o nível de serotonina no organismo, neurotransmissor que regula o humor e dá bem-estar.

Esse detalhe é importante porque sentimentos como a tristeza despertam a vontade de comer, principalmente doces, como uma espécie de compensação. Assim, é possível evitar o consumo de alimentos fora de hora e de baixo valor nutricional.

 

Fibra

A fibra está presente em vários alimentos, como em frutas (principalmente na casca e bagaço), leguminosas, hortaliças, verduras e cereais integrais.

O diferencial da fibra é que ela retarda o esvaziamento gástrico e controla a velocidade dos movimentos feitos pelo intestino. Isto significa que desacelera a digestão, aumentando a saciedade naturalmente.

 

Fuja de ultraprocessados

Ainda falando sobre alimentação, é importante fugir dos ultraprocessados, que são comidas demasiadamente processadas / industrializadas, que possuem sal e açúcar em acesso.

Ótimos exemplos de alimentos ultraprocessados são os embutidos, biscoitos (principalmente os recheados), barras de cereal, macarrão instantâneo, molhos prontos, sorvetes, pratos prontos e congelados, entre outros.

O problema dos ultraprocessados é que eles retardam o envio da mensagem de saciedade ao sistema nervoso. Com isso, a tendência é ir comendo cada vez mais sem perceber, como se ainda estivesse com fome.

Quando a mensagem finalmente é enviada já é tarde demais: a comilança já foi feita e há uma maior sensação de empachamento (excesso de comida no estômago), com grande chance de sofrer indisposição estomacal, bem como de engordar.

 

Mastigue por mais tempo

Um detalhe que muitos se esquecem durante as refeições é de mastigar por mais tempo. Isso faz a diferença porque contribui para uma melhor digestão, além de possibilitar que seu organismo trabalhe melhor os estímulos e percepção de saciedade.

Quando se mastiga mais durante as refeições a fome é menor, bem como a quantidade de alimentos ingerida, contribuindo para uma perda de peso. Por isso, aplique essa dica ao comer alimentos que dão saciedade.

 

Aumente o consumo de líquidos saudáveis

O consumo de líquidos saudáveis, como água e sucos naturais sem açúcar, aumenta a saciedade. Isso é ainda mais potencializado quando se faz consumo de fibras.

Quando o líquido encontra a fibra no estômago, ocorre a formação de um tipo de massa viscosa que demora para ser digerida, maximizando à saciedade alimentar.

 

Pratique exercícios

A prática regular de exercícios físicos estimula a produção de serotonina e endorfina pelo organismo, neurotransmissores que provocam sensação de bem-estar, conforto e alegria.

Isso influencia diretamente na saciedade e no controle da fome, reduzindo a vontade de comer alimentos fora de hora, principalmente os mais calóricos, como os doces e carboidratos.

Além disso, realizar exercícios com frequência ajuda a ter maior resistência física, a melhorar sua saúde e a perder peso, minimizando o risco de contrair doenças causadas pelo sedentarismo.

 

Invista em suplementos para saciedade

Além de adotar hábitos de vida mais saudáveis, também é possível contar com um reforço para aumentar sensação de saciedade: o uso de suplementos naturais.

Tais suplementos trazem em sua composição ativos obtidos de plantas, frutos, entre outras partes, todos com poder de controle da fome e saciedade de forma natural.

Mas, quais seriam esses suplementos para aumento da saciedade? Há várias alternativas que valem o investimento! Confira, a seguir, algumas:

 

Morosil

Trata-se de um suplemento natural feito a partir do extrato de laranjas vermelhas Moro. Além de controlar a fome e aumentar a saciedade, também dá suporte no emagrecimento.

 

Glucomannan

É uma fibra alimentar extraída de raízes da planta konjac. Esse suplemento retarda o esvaziamento gástrico, o que aumenta a saciedade, e contribui para a regulação do funcionamento intestinal.

 

Saffrin

O suplemento natural Saffrin é feito a partir do açafrão, atuando no estímulo da sensação de saciedade, controle da compulsão alimentar, redução da ansiedade, estresse e sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual).

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