Dormir mais há que se resfríes menos

Atualmente, temos o hábito de tirar a horas ao sono para chegar a tempo a todos os compromissos de nossa vida agitada. No entanto, não dormir as horas suficientes acarreta consequências para a nossa saúde e, por extensão, em nosso sistema imune, como demonstrou um estudo recente que analisou a propensão a sofrer de constipação.
Nosso sonho é regulado por processos circadianos e homeoestáticos muito delicados, que interagem entre si para determinar o momento e a duração do sono, que por sua vez são influenciados por fatores externos, como os ciclos de luz e escuridão (é dizer, a hora exata do amanhecer e do anoitecer). Manter um hábito regular contribui para que todo o sistema funcione corretamente.
A maioria dos estudos do sono tendem a concordar que, além disso, devemos dormir de sete a nove horas de sono como média, e que isso é o ideal para obter ótimos resultados em tempo de reacção na tomada de decisões, concentração, memória e o humor.
Contra o frio
Nosso organismo está continuamente ameaçado por vírus e bactérias que podem nos fazer adoecer. Por essa razão, a manutenção de um sistema imunológico forte é imprescindível para repelir esses agentes externos e evitar doenças tão comuns como um simples resfriado.
É o que confirma um novo estudo realizado por cientistas do Colégio Dietrich de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, que foi publicado na revista acadêmica Sleep. Segundo conclui o estudo, dormir pouco (seis horas ou menos) cuadriplica o risco de pegar um resfriado comum.
Para levar a cabo o estudo foi submetido a 164 voluntários a exames regulares de saúde, questionários e entrevistas pessoais, a fim de determinar o grau de consumo de tabaco e de álcool, os níveis de stress e o estado de ânimo geral. Também se observou os padrões de sono em cada um deles usando um sensor que é capaz de medir a duração e a qualidade do sono de cada noite.
Finalmente, a cada um dos voluntários se lhes forneceu algumas gotas nasais que continham o vírus do resfriado comum. Na semana seguinte, analisou a saúde de cada um dos voluntários, assim como se extraíram amostras de muco diariamente. A análise revelou que os voluntários que tinham dormido menos de 6 horas eram 4,2 vezes mais propensos a constipação.
Conforme explica Aric Prather, líder do estudo na Universidade de Carnegie Mellon:
O sonho vai além de todos os outros fatores que foram medidos. Não importava como eram maiores, as pessoas, os seus níveis de stress, a sua raça, educação ou renda. Não importava se eram fumantes. Com todas essas coisas tidas em conta, estatisticamente, o sonho ainda era o vencedor e foi um forte preditor de suscetibilidade ao vírus do resfriado.
Outras vantagens de dormir corretamente
Dormir o tempo adequado é fundamental para a nossa saúde, mesmo se não consideramos necessário porque somos capazes de nos mantermos despertos à base de bebidas ricas em cafeína. Muita gente dorme seis horas por dia durante a semana, mas no fim de semana precisa dormir mais horas. Isso é deduciría, pois, que durante a semana não se dorme o suficiente. Se precisamos de um despertador para acordar-nos, em geral, é que não temos dormido o suficiente, embora, pessoalmente, não nos sentimos particularmente cansados.
Dormir o suficiente também melhora a nossa memória, como apontam cientistas da escola de medicina da New York University e da Peking University, que dizem ter identificado o mecanismo por que dormir bem melhora o aprendizado e a memória.
Uma nova pesquisa publicada na revista Science, que também parece sugerir o sono fortalece a memória através da formação de novas sinapses.
Dormir o suficiente também é uma boa maneira de controlar a obesidade. O descanso noturno afeta o peso e o índice de massa corporal (IMC), como sugere Nathaniel Watson, do Instituto do Sono da Universidade de Washington (EUA) em estudos com gêmeos. Concretamente, dormir além da conta pode aumentar em 0,2 o IMC, enquanto a falta de sono aumenta o até 1.4, favorecendo a obesidade e o excesso de peso.
Outro estudo que chega a uma conclusão semelhante é uma revisão de estudos sobre o tema, no passado mês de novembro, em que viram que as pessoas que dormem menos consomem alimentos com mais gordura e comem menos frutas.
Até este ponto é benéfico descansar e, acima de tudo, dormir as horas necessárias e mantendo padrões regulares que são sincronizadas com os ciclos de luz e escuridão da Terra.