Mais: vós sois nossos heróis esportivos

Quem diz que a partir de certa idade, não se pode fazer esporte? O certo é que a atividade física e a atividade esportiva tem muitos benefícios em todas as fases de nossa vida, sempre e quando esteja adaptada às nossas capacidades e orientada por profissionais do setor. Assim, os idosos que praticam esporte tornam-se nossos heróis esportivos de referência, sendo capazes de derrubar o preconceito que muitos têm em frente à atividade física.
Os benefícios do esporte em idosos
Atividade física e saúde sempre andam de mãos dadas, sobretudo na última fase da vida. Não só o esporte pode ser uma grande fonte de benefícios físicos, já que nos ajuda a nos manter ativos e a manter em boa forma nossos ossos, articulações ou músculos e a melhorar a nossa mobilidade, mas também nos ajuda no plano psicológico: a prática esportiva em que os adultos lhes ajuda a socializar e a fugir da solidão e o isolamento a que estão sujeitas muitas pessoas de idade avançada, ajuda-os a ganhar confiança em si mesmos e a serem autónomos e valer-se por si sós.
Apesar de que, tradicionalmente, sempre foram recomendado actividades desportivas suaves para as pessoas maiores, como a natação, a caminhada ou o Pilates, sabemos que outro tipo de exercícios como o de força repercute positivamente em sua saúde, sempre e quando está adaptado às necessidades de cada pessoa. O trabalho de força em idosos pode ajudar a melhorar a osteoporose e a retardar a deterioração do organismo, o que é muito boa ideia incluir na sua rotina de treinamento.
Que precauções se devem tomar os adultos mais velhos no exercício
O mais importante na hora de que os adultos exercem uma atividade esportiva é que esta está adaptado às suas necessidades e condições: deve tratar-se de uma atividade segura para eles e sempre supervisionada por profissionais da atividade física. Uma abordagem interdisciplinar para a atividade física que envolva médicos, fisioterapeutas e treinadores sempre será benéfica para os idosos.
É necessário ter em conta o histórico médico da pessoa que se dispõe a realizar exercício físico e fazer também uma avaliação inicial através da qual se conheçam o seu estado geral de saúde e as possíveis limitações que possa sofrer essa pessoa: intervenções cirúrgicas recentes ou medicamentos podem influenciar o desempenho esportivo dos idosos.
A atividade esportiva em idosos deve ir destinada a melhorar a sua qualidade de vida: melhorar a circulação, aumentar a densidade óssea e a massa muscular, melhorar a amplitude de mobilidade das articulações, melhorar outras capacidades físicas, como o equilíbrio, a agilidade e a coordenação… De tal maneira que os idosos que praticam uma atividade esportiva conseguirão ser mais autônomos e ter uma melhor qualidade de vida.
Robert Marchand: um recorde mundial aos 105 anos

Um dos casos mais conhecidos de idosos que mantiveram a atividade física ao longo de toda a sua vida e que fizeram dela a sua bandeira é o do francês Robert Marchand, que bateu o passado mês de janeiro, o recorde da hora de bicicleta. Um grande exemplo de superação e perseverança, mas também de que nunca é tarde para começar a praticar esportes: não em vão, Marchand retomou o gosto pela bicicleta, quando contava já com 67 anos de idade.
Marchand detém vários recordes sobre as duas rodas, entre eles o do centenário mais rápido na bicicleta, cobrindo 100 km em um tempo de 04:17:27.
Henrique Miguel Garcia, “o avô de maratona”

Depois de 57 anos correndo, começando quando tinha 14 anos de idade, Henrique Miguel Garcia ganhou o título de “o avô de maratona” na localidade madrilena de Lecce. Aos 72 anos, este ex-militar subiu várias vezes ao pódio da maratona de Madrid, e combina a corrida com outros esportes como o windsurf, ténis, ténis… Tudo um apaixonado do desporto, um exemplo de que a idade é apenas um número e não deve nos impedir de continuar, depois de nossos sonhos.
Johanna Quaas, a avó ginasta com recorde do Guinness

A ginasta mais velha do activo é chamado de Johanna Quaas e, aos 91 anos, esta alemã continua a treinar seis dias da semana para ficar em forma e, sobretudo, desfrutar do esporte com a mesma paixão que um adolescente”, em suas próprias palavras. Uma dieta muito cuidada e alguns exercícios supervisionados por seu marido, ex-técnico desportivo, fazem com que Johanna possa continuar a participar em festivais e competições a sua avançada idade. Em abril de 2012, conseguiu o recorde mundial do Guinness para o atleta em atividade de idade mais avançada.