mulher na cama com isonia

O que causa a insônia? Veja como se livrar desse problema de forma natural!

A insônia atrapalha a qualidade de vida de muitas pessoas. De acordo com a ABS (Associação Brasileira do Sono), mais de 70 milhões de brasileiros têm insônia.

Também sofre de insônia? Então, confira aqui o que causa esse problema e saiba como se livrar dele de forma natural e segura para a sua saúde!

 

O que é insônia?

Trata-se de um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de realizar todo o ciclo do sono, o que inclui processos como início e manutenção por toda a noite.

Pessoas insones não conseguem dormir com facilidade ou acordam diversas vezes. Em muitos casos, a pessoa se desperta durante a noite e não pega no sono novamente.

 

O que causa a insônia?

A insônia é um distúrbio multifatorial, ou seja, pode ser desencadeada por diversos fatores. Um deles é o fator predisponente, que envolve questões genéticas ou modificações congênitas.

Há, ainda, o fator precipitante, que é quando a insônia é desencadeada por questões psicossociais. Além disso, o distúrbio pode ser causado por um fator perpetuante (em decorrência de uma doença).

Mas, de maneira geral o surgimento da insônia está diretamente ligado a um evento estressor que causa impactos significativos na vida da pessoa, fazendo com que tenha dificuldade para dormir. Veja, a seguir, quais são os principais eventos estressores:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Hipertireoidismo;
  • Mal de Alzheimer;
  • Dor crônica;
  • Uso de medicamentos com cafeína, corticosteroides, betabloqueadores, antidepressivos, sibutramina e anfetamina;
  • Gestação;
  • Envelhecimento;
  • Menopausa;
  • Alteração de fuso horário;
  • Ambiente com ruído ou temperatura desconfortável;
  • Consumo de substâncias estimulantes e drogas;
  • Falta de exercício físico.

 

Sintomas da insônia

A insônia se caracteriza por provocar sintomas específicos e facilmente identificáveis pelo próprio paciente. Normalmente, o insone enfrenta:

  • Dificuldade para dormir e manter o sono;
  • Recorrência em despertar antes do horário desejado e muitas vezes durante a noite;
  • Sonolência ao longo do dia;
  • Fadiga;
  • Dificuldade de concentração e memorização;
  • Alteração de humor;
  • Irritabilidade;
  • Agressividade;
  • Impulsividade;
  • Perda de motivação e prazer em realizar atividades que antes gostava;
  • Constante preocupação com sono;
  • Incapacidade de manter uma vida profissional e pessoal saudável.

 

O que acontece ao não dormir?

O sono é muito importante porque é durante essa fase de descanso que ocorre uma recuperação de energia, otimização do metabolismo e realização de processos essenciais, como o de fixação da memória e regulação dos hormônios.

Quando a pessoa não consegue dormir, todos esses processos são prejudicados, comprometendo sua saúde e qualidade de vida significativamente. Além disso, há um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, depressão, diabetes e obesidade.

 

Como tratar a insônia

Quem sofre com esse problema normalmente busca formas de como tratar a insônia. Curiosamente, o tratamento depende do caso do paciente. De modo geral, é possível adotar medidas naturais que ajudam a combater e se livrar do problema.

Caso não sejam suficientes, recomenda-se consultar um médico do sono, profissional que analisará o paciente e seus sintomas e indicará um tratamento farmacológico, ou seja, com uso de medicamentos como os benzodiazepínicos ou antidepressivos.

 

Tratamento natural para insônia

O tratamento natural para insônia envolve adotar hábitos de vida mais saudáveis e que contribuam para o início e manutenção do sono durante toda a noite. Normalmente, envolve realizar:

 

Higiene do sono

A higiene do sono tem como foco adotar medidas que estimulem o organismo a descansar durante a noite, conseguindo manter o sono durante o período necessário.

Para realizá-la é preciso eliminar estímulos na cama (uso de celular, por exemplo), não consumir drogas e estimulantes, comer alimentos leves de noite, jantar mais cedo, dormir e acordar no mesmo horário, o que fará com que o corpo crie uma rotina associada ao sono.

 

Técnicas de relaxamento

As técnicas de relaxamento mais conhecidas são a meditação, ioga, exercícios respiratórios e mindfulness, que ajudam a reduzir o estresse e ansiedade, a preparar o corpo para pegar no sono e dormir melhor.

 

Uso de produtos naturais

O uso de produtos naturais é uma das principais dicas de como vencer a insônia de maneira segura à saúde. Uma das opções é o tratamento homeopático para insônia, que é feito com base em ativos naturais.

Entre as principais opções homeopatia para insônia está o uso da Passiflora (maracujá), que tem ação sedativa e tranquilizante, além de efeito antiespasmódico. Diminui a pressão arterial, melhora a respiração e possui ação analgésica.

Por isso, a Passiflora é uma aliada para ajudar a dormir e manter o tempo de sono durante a noite, além de relaxar após um dia de estresse e momentos de tensão nervosa. Por ser natural, não causa dependência.

Outras opções de homeopatia para insônia são a Valeriana e Melissa, que são sedativos e ansiolíticos naturais, ajudando a induzir e manter o sono durante toda a noite, de modo a descansar efetivamente.

Há, ainda, a melatonina oral, que é uma versão sintética do hormônio do sono. Seu consumo possibilita dormir com mais facilidade e sincronizar o ritmo circadiano.

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