Ortorexia: tudo o que você precisa saber sobre a obsessão por comer de forma saudável

A ortorexia, também conhecida como ortorexia nervosa, denomina-se da obsessão patológica por consumir alimentos saudáveis. A pessoa que sofre desta doença está preocupado com a forma má do que come, porque o que come e o quanto. Não está preocupada com o excesso de peso, nem tem uma percepção errada de sua aparência física, mas a sua preocupação centra-se em manter uma dieta “balanceada e saudável”, ao igual que em outros transtornos alimentares têm o desejo de ser visto com uma “forma perfeita”.
Como isso afeta sua personalidade
Geralmente são pessoas muito rígidos, controladores e exigentes consigo mesmas e com os outros. Sua vida gira em torno desse tema, o que cria um problema de relações interpessoais e sociais muito importantes. Além disso, a sua auto-estima estará baseada em comer alimentos saudáveis, enquanto que quando transgrede prontamente a dieta têm um sentimento de culpa que leva a um verdadeiro sofrimento psicológico.
Para a pessoa ortoréxica não há outras atividades que sejam tão importantes como a dedicar-se a “comer saudável” e emprega todo o tempo que pode planejar, comprar e, claro, comer alimentos saudáveis. Se acham superiores por agir assim, mas não é senão uma falsa auto-estima.
Planejam sua dieta, tanto em composição como em quantidade. Tendem a eliminar de sua dieta alimentos com conservantes ou corantes artificiais, além das carnes vermelhas, ovos, laticínios, açúcares. Isto leva a que na maioria das vezes, não sigam uma dieta equilibrada.
Esta é uma doença que se pode dar entre pessoas de uma classe social média alta, já que o tipo de alimento que consome é mais cara do que a habitual.
O que fazer para evitar essa doença
Logo que se detectem os primeiros sintomas desta doença deve-se procurar a ajuda de um profissional especializado em transtornos do comportamento alimentar.
Mas o que é mais importante é prevenir o seu aparecimento, trabalhando juntos, a família, a escola e, é claro, da própria sociedade.
É fundamental ensinar a criança desde muito pequena, o importante é seguir hábitos alimentares saudáveis, comendo a sua hora, evitando pular refeições, que seja variada, saudável e equilibrada, onde não devem faltar as frutas e os legumes. Estes hábitos saudáveis devem incluir também a realização de actividade desportiva e o respeito às horas de sono.
Além disso, você deve trabalhar muito, especialmente com jovens e adolescentes, para evitar a ocorrência de outros transtornos da conduta alimentar, fomentando a auto-estima, aprendendo a se aceitar, com suas virtudes, mas também com suas limitações, ou seja, ensiná-lo a sentir-se bem consigo mesmo.